Jejum. Pra Quê? Pra Quem?

Sim, estou falando da matéria de repercussão do jejum de 23h da famosa atriz.
E por que eu achei relevante falar sobre o assunto? Exatamente pelo poder de influência dela, pessoa pública, que aparece na televisão, na internet, que exibe seu corpo frequentemente. Ela se torna autoridade (mais do que um nutricionista ou outro profissional) justamente pelo CORPO que tem. Logo, isso impacta as pessoas. Tipo muito.
Em algum lugar em um passado não tão distante, era completamente natural e aceitável que a mulher gestante ganhasse peso, por até ser uma necessidade, mas sempre acompanhada de um profissional. Mas chegou-se a um nível tão lipofóbico que nem as gestantes escapam. “Não, mas o jejum não foi durante a gravidez” Foi 1, 2 meses depois. Época em que uma mãe estaria envolvida com o ato de ser mãe, amamentando, uma das formas de criar vínculo com o seu filho. Mas por alguma razão não comentada, a criança não foi amamentada. Lamentável.
Mas e o jejum de 23h? Segundo as revistas, foi justificado por conta de um ensaio de fotos. Pra você ver o quão cruel é essa ditadura da magreza e que nem tudo que brilha é ouro.
Mas e se uma mãe que estivesse amamentando, sentindo-se pressionada a voltar ao seu peso (“já que a atriz conseguiu, eu consigo também!”) adotasse a prática do jejum? Em um único estudo que achei, mulheres que faziam jejum por conta do Ramadan, diminuiam sua produção de leite e precisavam suplementar para que seus filhos não ficassem em déficit nutricional. E eu nem preciso citar as 120345 benefícios da amamentação para mãe e o filho, né? Mas óbvio, isso não sai na revista.
Sobre o jejum de 23h. Podem dizer o que quiserem, eu acho isso INSANO e uma conduta que deveria caber como último recurso! Nutricionista não trabalha só com nutriente e metabolismo. Nutricionista mexe com humano e toda a sua complexidade, inclusive em relação à comida! E pra mim, a nutricionista deveria é estar incentivando a sua paciente a repensar a amamentação, isso sim.
Então, cuidado com o que você coloca como referência. Só isso que tenho a dizer.
Beijos.
#eagoranutri #jejum #gestação#famosos #nutriz #amamentação#jejumintermitente #nutrição#nutricaocomportam

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.