O lugar da canga não devia ser na barriga

Praia é sinônimo de que para você? Depende. Se você for criança, é sinônimo de baldinho, pá e castelinhos de areia. Se você for homem, de cerveja e peixe frito. Se você for mulher…De desconforto. E agora, nutri?

Rebeca* tem 15 anos e é linda. Cabelos grandes, castanhos, com mechas loiras e uma linda franja que cai no rosto. Um bronzeado típico de quem mora no litoral, altura mediana e um corpo normal, com curvas proporcionais ao seu biotipo. Comunicativa, gentil e muito carinhosa. E algo na Rebeca me fez lembrar a minha adolescência: a canga que ela usava.

Em algum momento do estirão na puberdade, passamos a ter vergonha de um corpo em crescimento. Um corpo saudável, um corpo normal. Na verdade, antes mesmo da adolescência, entendemos que alguns corpos são detestáveis e que pra não causar horror à vista alheia, devemos escondê-lo. Aí entra a canga.

canga

Quem sou pra te dizer como usar a canga? Mas a questão é que a canga na barriga, para escondê-la, carrega o significado de vergonha. Vergonha por ter um corpo normal, saudável e perfeito, que contém uma barriga, como qualquer outro ser humano. Uma barriga com gordura, músculo, pele e dobras, como a de qualquer outro ser humano.

E na cabeça de Rebeca, algo vergonhoso assim não poderia ser mostrado em público. Então ela não pode simplesmente entrar no mar e nadar também. Se for caminhar na praia, não pode mostrar aquela parte vergonhosa, né? Que crime! Oras, Rebeca está na década de 60? Rebeca está em 2018.

Vai demorar um tempo, mas eu torço para que Rebeca descubra que ela pode se soltar da canga. Que não há nada de desprezível, criminoso ou vergonhoso em ter um corpo normal e saudável. Mesmo com mancha, estrias, dobras… E que usar ou como usar canga possa ser uma escolha, não uma obrigação.

verao-biquini-sol-1400x1000-0117

 

E que praia não seja um local de desconforto, mas sim de relaxamento!

*Rebeca é um nome fictício e uma pessoa real. Há muitas Rebecas como essa e talvez você seja uma delas.

💎 Conheça meu canal no Youtube: 👉 http://bit.ly/yt_eagoranutri 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.