Mulher, você pode se gostar com o corpo de HOJE!

Atenção: texto com ideias de empoderamento feminino!

“Que mulher linda!” Esse é um tipo de elogio corriqueiro, né? E muito frequente de se ouvir. E não estou aqui para problematizar, mas para dividir algumas ideias pessoais e científicas, ok? Que mulher não gosta de ouvir que está linda, que é linda? Mas o problema é que parece que esta é a única ou mais importante atribuição que uma mulher pode receber: a  de ser linda!

giphy (15)

Desde pequenas aprendemos que ser uma mulher bonita tem muito valor na nossa sociedade. A Barbie nos ensinou isso. As novelas nos ensinaram isso. Nossa família nos ensinou isso.

giphy (12)

E aprendemos também a conjuntura — vulgo padrão de beleza — desse “linda”: magra, alta, loira, olhos claros (a cara do Brasil, né?).   Isso por si só já é uma discussão densa.

A outra questão por vezes esquecida, é que depois da 1a. Guerra Mundial a mulher passou a ter dupla jornada e a trabalhar também fora de casa. Ao mesmo tempo, os nossos direitos foram ganhando espaço aos poucos, possibilitando que pudéssemos estudar, arranjar empregos em áreas antes só dominadas por homens e aí estamos ainda buscando nosso lugar ao sol.

E o que eu quero dizer com isso? Somos mais que um corpo ou rosto bonito, oras! Podemos também ter isso, mas não continuar insistindo que o valor real de uma mulher está em ter o corpo da moda, no nariz da atriz.

Como podemos resumir pessoas somente nessa caixa tão apertada da aparência? Mesmo diante de tantos talentos, potenciais, funções, virtudes? Tudo se perde por conta do número de uma calça ou do % gordura? Por que isso importa tanto assim? 

Por isso que no meu trabalho falo sobre satisfação corporal com minhas clientes. Uma parte importante inclusa no quesito saúde. Até porque a  imagem refletida no espelho fala muito dos nossos pensamentos, do que aprendemos sobre aquele corpo (crenças) e o que sentimos diante disso.

Satisfação não fala de fracasso ou conformismo. Fala de estar segura consigo mesma e com seu corpo, mesmo na sua imperfeição. E para isso, é importante se empoderar e saber que você pode ser bonita para você, do seu jeito e que seu valor está em ser como você é e que seu corpo é apenas uma parte de um todo muito maior de você.

Você é mais que um corpo e balança nenhuma mensura seu valor como pessoa por ser algo imensurável!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.