Você está pronta(o) para transformar sua relação com a comida e ter mais satisfação com seu corpo? Então você chegou ao lugar certo!
Nutrição Comportamental, Transtornos Alimentares e Obesidade
Nesta abordagem trabalham-se não apenas o que se come, mas o como se come, e você entenderá porque escolhe bolo de chocolate mesmo sabendo que a maçã seria uma escolha melhor, a princípio. Com uma visão mais aprofundada, torna-se possível mudanças reais de de hábitos alimentares.
Como funcionam os atendimentos com a Nutrição Comportamental?
- Não se trabalha com dietas: vamos trabalhar com metas estabelecidas junto com o paciente, dentro do seu ritmo, e o diário alimentar.
- Você desenvolverá a sua habilidade de atender sinais de fome e saciedade, diferenciando-os da fome emocional.
- Trabalhamos atividades sobre Alimentação e Nutrição, Corpo e Imagem corporal.
- Ensino estratégias para você ter autonomia para fazer refeições equilibradas, quando e onde comer.
- Avaliação completa, com solicitação de exames, encaminhamento médico e/ou psicológico, orientações nutricionais e demais necessidades. A saúde como um todo é contemplada.
- O exame de bioimpedância é importante para que eu avalie algum parâmetro do seu peso e composição corporal. Como a balança não tem dígitos, fica a seu critério saber do resultado.
Você poderá se sentir confortável para falar de suas queixas, dificuldades e sua história com as dietas em um ambiente acolhedor e livre de julgamentos. Para criarmos esse ambiente, as consultas, em geral, são de frequência semanal ou quinzenal, com duração de 1h.
O tempo de acompanhamento varia de caso a caso. Em geral, recomenda-se fortemente que o paciente faça acompanhamento psicológico simultaneamente, já que em geral a relação com a comida envolve emoções, sentimentos, lembranças…Em alguns casos, especialmente de transtornos alimentares, o acompanhamento psiquiátrico pode ser encorajado.
👉 Clique aqui para agendar sua consulta.
Nutricionista Karen Carolina
Karen Carolina da Silva é nutricionista com foco comportamental e autora da página ‘E agora, nutri?’. Acredita que as pessoas merecem ter uma relação tranquila com a comida e com o corpo.
Formada pela Universidade de Brasília (UnB), é Aprimorada em Transtornos Alimentares pelo AMBULIM/IPq FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), membro da COESAS (Comissão de Especialidades Associadas) da SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica), faz pós-graduação em Comportamento Alimento Alimentar (IPGS) e é nutricionista voluntária do GATA (Grupo de Atendimento de Transtornos Alimentares)/COMPP – SES/GDF.
“Eu não acredito que dietas sejam uma solução. Não para boa parte das pessoas. Na adolescência, depois que ganhei uns poucos kg estudando para o vestibular comecei uma dieta da proteína. E o que era pra ser a solução, foi o começo de uma guerra interna com a comida e com meu peso. Foram anos árduos, entre dieta, compulsão e efeito sanfona, mas que me ensinaram muito. No entanto, foi justo quando eu PAREI de fazer dietas restritivas que as coisas começaram a mudar. Pasmem.
Depois das minhas experiências, mergulhei nos estudos sobre Comportamento Alimentar e Transtornos Alimentares e hoje meu trabalho é ajudar pessoas a construirem uma nova mentalidade sobre a comida e seu próprio corpo!”
Atende convênio?
Em um atendimento com um tempo e frequência adequados, consigo observar com clareza as demandas dos pacientes, me conectar com suas necessidades e propicio um espaço de reflexão sobre suas atitudes frente à comida, que talvez não haverá em outro espaço. Por acreditar que qualidade é mais importante que quantidade, optei por um trabalho que compactue com a individualidade e resultados consistentes.
A proposta dos planos de saúde, que somente permitem atendimentos nutricionais mensalmente, com um tempo curto de consulta (cerca de 30-40 minutos), estava fazendo o tratamento perder em qualidade para o paciente. Por isso não atendo planos de saúde.
No entanto, você ainda poderá contar com um pacote de acompanhamento com desconto, formas facilitadas de pagamento e o recibo, que te permite buscar reembolso do valor junto ao seu plano de saúde.