Como funcionam os atendimentos com a Nutrição Comportamental?
- Não se trabalha com dietas: vamos trabalhar com metas estabelecidas junto com o paciente, dentro do seu ritmo, e o diário alimentar.
- Você desenvolverá a sua habilidade de atender sinais de fome e saciedade, diferenciando-os da fome emocional.
- Trabalhamos atividades sobre Alimentação e Nutrição, Corpo e Imagem corporal.
- Ensino estratégias para você ter autonomia para fazer refeições equilibradas, quando e onde comer.
- Avaliação completa, com solicitação de exames, encaminhamento médico e/ou psicológico, orientações nutricionais e demais necessidades. A saúde como um todo é contemplada.
- O exame de bioimpedância é importante para que eu avalie algum parâmetro do seu peso e composição corporal. Como a balança não tem dígitos, fica a seu critério saber do resultado.
Você poderá se sentir confortável para falar de suas queixas, dificuldades e sua história com as dietas em um ambiente acolhedor e livre de julgamentos. Para criarmos esse ambiente, as consultas, em geral, são de frequência semanal ou quinzenal, com duração de 1h.
O tempo de acompanhamento varia de caso a caso. Em geral, recomenda-se fortemente que o paciente faça acompanhamento psicológico simultaneamente, já que em geral a relação com a comida envolve emoções, sentimentos, lembranças…Em alguns casos, especialmente de transtornos alimentares, o acompanhamento psiquiátrico pode ser encorajado.